fbpx

O que é um site perfeito?

O que é um site perfeito?

Site perfeito para uma pessoa, pode ser algo muito diferente para outra pessoa… Se você está em busca de um site perfeito para sua empresa, precisa entender que a perfeição é alcançada com o tempo, com os erros e acertos ao longo de uma jornada, com experiência adquirida, com conhecimento assimilado.

Então, como conseguir ter um site perfeito?

Existem 3 requisitos técnicos para avaliar um site:

  1. Tempo de carregamento: quanto menor melhor, e isto depende de dois fatores: a forma como foi construído e principalmente do servidor de hospedagem e do plano contratado.
  2. Bom ranqueamento no google: aparecer bem posicionado no google é importante, e isso depende de fatores como uso de tags adequadas, tempo de carregamento, tempo que os usuários permanecem no site após carregá-lo, tempo que o site está no ar, etc.
  3. Conteúdo relevante: tem que ser escrito para atrair o público-alvo.

Porém, além dessas questões técnicas, cada negócio tem suas necessidades básicas, e a perfeição do site desenvolvido para ele depende muito do quanto ele atende as necessidades estabelecidas. Questões de beleza, design, são importantes, mas vai do gosto de cada um. Acontece às vezes, de nós, desenvolvedores, fazermos um site que não consideramos bonito, porém o cliente ama, e na verdade é isso que importa: o dono tem que amar seu site!

Quando apresento um design de site para um cliente, tento observar se conseguimos emocioná-lo. É isso que importa: que ele goste. E depois, que seu público goste.

As questões estratégicas são importantes também, ou seja: o site precisa atender a um propósito.

Ter um site institucional é o mínimo que se espera de qualquer negócio, pois demonstra que a empresa é formal, profissional, moderna. Um site institucional tem como objetivo principal apresentar uma empresa.

Já uma loja virtual precisa apresentar produtos e facilitar a compra. É importante lembrar que a venda em uma loja virtual ocorre principalmente em função da publicidade feita em cima dela.

Outro ponto fundamental é usar o site, seja ele institucional ou loja virtual, como ferramentas em campanhas de marketing digital. Em anúncios, nas redes sociais ou no google, os resultados são otimizados e potencializados se o site for integrado a ferramentas de remarketing, que permitem reapresentar o anúncio a um visitante, e capturar contatos dos visitantes para novos anúncios.

Enfim, eu costumo classificar site não em função do que considero perfeito, mas sim do quanto ele atende as necessidades daquele negócio.

A dica é: faça um site que você ame, que você acredite que vai dar certo, que seja a cara da sua empresa, e que atenda aos requisitos técnicos fundamentais. Lance, teste, e se não tiver boa aceitação pelos seus clientes, mude tudo. Até atingir o ideal.

É como construir uma casa: quem tem que gostar é você que vai morar nela.

janayna Fernandes Rodrigues