fbpx

Inteligência Artificial – O que vem por ai?

Inteligência Artificial - O que vem por ai ChatGPT Midjourney

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que está cada vez mais presente em nossas vidas. Você já deve ter percebido isso nos assistentes pessoais dos nossos smartphones ou nos carros autônomos que começaram a circular nas ruas. Mas as possibilidades dessa tecnologia são ainda maiores do que imaginamos.

A exemplo disso temos o Midjourney uma ferramenta que traduz texos em imagens através de seus algoritmos. David Holz desenvolvedor da ferramenta, lançou recentemente a 3ª geração de seus algoritmos de criação de imagens, que melhorou ainda mais a qualidade das suas renderizações.

Mas no hype está o ChatGPT um modelo de inteligência artificial criado para melhorar a comunicação humana através de conversas em uma linguagem natural, podendo ser comparado a um assistente virtual, capaz de compreender a escrita humana mesmo com limitações, como erros gramaticais.

Uma das tendências mais fortes da IA é o uso de algoritmos de aprendizado de máquina. Eles são capazes de aprender a realizar tarefas sem que seja necessário programar cada uma delas individualmente.

Está também sendo usado em diversas áreas, como na medicina, na agricultura e na indústria. Por exemplo, já existem sistemas que utilizam IA para auxiliar no diagnóstico de doenças, prever colheitas e melhorar a eficiência de processos produtivos.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem o potencial de transformar nossas vidas e melhorar diversos setores da sociedade. Entretanto grandes empresários como Elon Musk teme a ferramenta e pede uma pausa nas pesquisas sobre a inteligência artificial, alegando que é um risco para à sociedade.

Acompanhar a evolução da tecnologia é importante para aproveitar melhorias na eficiência e produtividade, se manter competitivo no mercado, identificar oportunidades de negócios, melhorar a qualidade de vida e abordar possíveis riscos e desafios. A Inteligência Artificial é uma tecnologia em constante evolução, com possibilidades de transformar diversos setores da sociedade, mas também traz preocupações em relação a possíveis riscos para a humanidade.

janayna Fernandes Rodrigues