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Fiz meu site mas não foi para frente

Fiz meu site mas não foi para frente

Ouço isso de muitas pessoas: investi no desenvolvimento de um site, mas não uso, não foi para frente, não consegui fazer funcionar, descobri que não estava preparado para vender online.

Acredite em mim: se você tem um negócio físico, e consegue fazer ele ir para frente, consegue vender, consegue fazer funcionar, você também é capaz de fazer o mesmo em meio digital (que, aliás, é muito mais fácil).

Existem soluções que viabilizam controle de estoque do site, controle de pagamento e logística, e toda e qualquer dificuldade apresentada como desculpa para não fazer um site funcionar sempre terá uma ferramenta que o auxilie a transpor a dificuldade.

O que não dá, é ficar parado no tempo enquanto seus concorrentes, inclusive internacionais, estão acelerando, concorda?

Então, vamos apresentar algumas soluções para as principais dificuldades enfrentadas por pessoas que não conseguiram fazer uso prático do seu site:

  1. Não consigo gerenciar o Estoque virtual X Estoque físico: Esta é a dificuldade mais citada, com certeza! Existem várias formas de contornar essa situação. Uma forma simples, é você limitar uma pequena quantidade de produtos para começar vendendo no site. E fisicamente, você separa esses produtos na sua loja física. Você também pode começar com poucos produtos no site, e ir aumentando na medida que for se sentindo mais seguro. Outra opção, é inserir uma etapa de confirmação de disponibilidade em estoque, antes de concluir a venda, ou ainda direcionar para o whats, até se sentir seguro. O importante aqui é se atentar a lei áurea da venda online: nunca deixar de entregar um produto vendido! Lembre-se que comprar online é uma experiência que traz satisfação para os clientes, principalmente para o público feminino. E que ter uma compra cancelada por falta de estoque gera uma quebra de expectativa e frustação, que leva a perda definitiva do cliente.
  2. Não consigo gerenciar custos de transporte e entrega: Para produtos que são entregues via Correios, você pode integrar o site ao WebService do Correios que ele efetuará o cálculo automaticamente para sua loja. Para isso, você precisa informar, no cadastro do produto, as medidas da embalagem de entrega e peso do produto. E ficar ligado, porque as vezes esse cálculo fica proporcionalmente maior que o valor que de fato você vai pagar na hora de despachar, e nesse caso precisará ajustar as medidas no cadastro do produto para que o valor fique próximo do valor real. Algumas empresas têm como estratégia comercial dar “frete grátis”,  inserindo-o no preço de venda. É uma estratégia comercial que pode trazer resultados. E você também pode deixar a contratação do frete por conta do cliente, principalmente em caso de envio de produtos de tamanho maior. É importante informar no site o código de rastreio para que o cliente possa acompanhar o trânsito do produto.
  3. Não consigo cadastrar os produtos: dá trabalho sim, mas lembre-se: você só fará uma vez, e poderá vender muitas vezes, sem limite geográfico. O importante é ter uma pessoa responsável por fazer esses cadastros, e trabalhar com descrições bem detalhadas, de maneira a proporcionar uma experiência onde o cliente sinta-se quase como se estivesse pegando o produto com suas mãos. Fotos de alta qualidade, e de diversos ângulos diferentes, também são necessárias. Informar dados técnicos dos produtos com precisão, e inserir um texto publicitário, faz toda a diferença para quem está indeciso entre comprar ou não.

EXEMPLO DE TEXTO TÉCNICO:

MATERIAL

Corpo da pasta, detalhes internos e alça a tiracolo produzidos em couro Forro de microfibra super resistente e macia Metais em banho ouro velho

MEDIDAS

Altura 30cm

Comprimento 42cm

Largura 10cm

DIVISÓRIAS

2 divisórias principais fechadas por zipper

Compartimento para notebooks de até 16″

Porta-celular, porta-cartões e 4 porta-canetas

Bolso externo fechado por zipper

Bolso interno fechado por zipper

 

EXEMPLO DE TEXTO PUBLICITÁRIO:

A pasta executiva Magno é uma pasta ideal para o dia-a-dia de quem leva muitos documentos, papeis, tablet, notebook e outros objetos. Polivalente, Magno é um modelo unissex, que confere estilo e comodidade no cotidiano de trabalho de homens e mulheres de negócios, professores, advogados e outros profissionais em geral. Minimalista nos metais, a pasta Magno valoriza bastante a aparência robusta do couro, e é um modelo para você manter organizados e sempre à mão tudo o que você precisa para o seu dia-a-dia. Com alças de mão confortáveis e a opção de levá-la também a tiracolo, a pasta Magno é uma pasta executiva pronta para te acompanhar por todos os dias em sua profissão.

(ref. https://www.bolsasrelicario.com.br/ )

  1. Não consigo abastecer o blog de notícias: Apesar de existir muito preconceito com relação ao uso de blogs no mercado, o fato é que essa ferramenta em sites atrai tráfego. Obviamente, assim como em uma rede social, é necessário ter uma frequência na publicação de novos conteúdos, para não ficar com aquela impressão de casa abandonada. Alimentar um blog com notícias pode parecer trabalhoso, mas se você já alimenta contas em redes sociais, pode aproveitar os mesmos conteúdos e apenas complementar. Ou, ainda, contratar uma pessoa para escrever artigos periodicamente. Uma vez por mês já é uma periodicidade legal para se começar a trabalhar. Importante revisar o texto sempre, de preferência por uma pessoa que não seja a mesma que o escreveu.
  2. Não consigo me adaptar ao mercado de vendas digitais: Então, prepare-se para perder espaço para seu fornecedor que parou de pensar assim e foi a luta, ou acredite: você é capaz, basta querer!

janayna Fernandes Rodrigues