fbpx

COMO PRODUZIR IDEIAS CRIATIVAS?

Diariamente bombardeados por informações, somos reféns de algo que outrora surgia com a promessa de tornar a vida mais simples.
As principais vias de comunicação, hoje, além de distribuir conhecimento, fazem com que deixemos de pensar, e passemos a ser meros expectadores de campanhas e conteúdos distribuídos na internet, tv,outdoors, etc.
O bloqueio criativo nessas circunstâncias se torna inevitável.
Por isto, elencamos 10 maneiras de se contornar esta situação
A 8º vai mudar sua maneira de pensar:
1º Trace um objetivo
Acredite, você não vai chegar a lugar algum se não souber qual o destino final.
Pode parecer clichê, no entanto, traçar um objetivo dividido em pequenas etapas é algo que é defendido por todos os grandes empreendedores mundo afora, e certamente, o empreendedorismo caminha lado a lado com a criatividade.
2º Pesquise, estude, dedique-se
Criatividade não se resume a conceber ideias de um tema que você ainda não domina.
Imagine que você é um professor de redação, e nessa alegoria você precisa ensinar a diversos alunos a compreender e construir textos dissertativos e argumentativos.
Certamente, se você não dominasse a temática não faria a menor ideia de como ministrar esse tipo de conteúdo para pré-adolescentes.
No entanto, mesmo que se a sua didática não fosse das melhores, você não sofreria bloqueios criativos ao ensinar, caso dominasse o tema.
3º Escreva
Um dos maiores empreendedores do Brasil e do Mundo, Flávio Augusto, certa vez falou que sempre mantinha consigo um caderno de anotações para as ideias que passavam despercebidas em sua mente.
E é isso que você precisa fazer a partir de AGORA.
Mesmo que não possua o hábito de carregar um caderno de anotações, ao menos use a tecnologia ao seu favor, como o bloco de notas de celular.
4º Olhe para o mundo
Observe o que está acontecendo ao seu redor.
Para ser mais claro, durante feriados, ou datas comemorativas, visite as redes sociais do seu restaurante favorito.
Provavelmente, a última postagem que você verá será relacionada à data comemorativa, e principalmente: Fazendo algum trocadilho bobo.
No entanto, este trocadilho considerado bobo, só foi possível utilizando a criatividade para mesclar o conhecimento específico (Do restaurante) com o conhecimento geral (Da data comemorativa).
Apenas utilizando essa estratégia, e levando em consideração que o Brasil é um dos países com mais feriados do mundo, você terá em suas mãos, grandes atalhos criativos.
5º Relacione-se, Interaja.
Se você possui audiência em algum meio digital, essa tarefa pode ser bem mais fácil do que você imagina.
Segundo alguns grandes gurus do marketing digital, se você tem dúvidas do que postar, a solução pros seus problemas pode ser algo simples:
Pergunte a sua audiência!
6º Troque ideias
Converse com pessoas do seu meio.
Muitas vezes, alguém que está de fora do seu processo criativo enxerga uma lacuna considerada “óbvia” para ela, no entanto para você, é algo inimaginável.
E isso não acontece só com você.
Em editoriais de texto, é comum que mais de duas pessoas verifiquem erros gramaticais cometidos pelo escritor, visando encontrar pontos que vieram a passar despercebidos.
Então não se culpe por não enxergar o “óbvio”
7º Mantenha a mente descansada
O descanso em qualquer atividade, tanto intelectual quanto física, é necessário para melhor absorver o que foi desenvolvido.
Então esqueça as noites mal dormidas, e tire dias de descanso para fazer com que o trabalho seja mais produtivo!
8º Quebre a rotina
Tenha em mente que, para ter novas ideias, você precisará manter-se em constante estado de aprendizado.
No entanto, vale lembrar que nem sempre o aprendizado surgirá da temática estudada.
E para provar isso, vamos retornar aos anos de colégio, faculdade, etc.
Lembra-se do professor que você mais gostava?
Provavelmente você se afeiçoou a ele não só pelo seu domínio da matéria, mas pelas bobas histórias que ele compartilhava em aula, que muitas vezes nada tinha haver com o conteúdo, mas, naquela ocasião fazia sentido contar, ou até mesmo pelos trocadilhos envolvendo conteúdo e vivências passadas.
Este professor não era um gênio da criatividade.
Ele apenas dominava o conteúdo, e o mesclava com seu dia-a-dia.
9º Siga adiante
Aceite que esse bloqueio é temporário.
Tenha em mente que após retirar um dia de descanso, poderá voltar a contar com a criatividade.