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COMO HABILITAR A LOJA NO INSTAGRAM?

Deseja vender pelo Instagram?
Quer ter uma loja no Instagram?

Primeiramente você precisa se inteirar melhor sobre o assunto…

Participei recentemente de uma palestra com uma INFLUENCER famosa a nível nacional, e fiquei assustada com a quantidade de informações equivocadas passadas a respeito do assunto… Frases como: “Se você deseja vender online mas não tem um e-commerce, você pode vender pelo Instagram” me deixaram bastante chocada…

O susto foi tamanho, que cheguei a pesquisar mais sobre o tema após o evento, temendo estar desinformada ou até desatualizada sobre o assunto… Só que não…

Muitos falam deste tema como se realmente fosse possível vender dentro da plataforma, e isto não é verdade.
O recurso loja, liberado pelo Instagram via solicitação e análise de perfil, permite que você crie um catálogo dos seus itens, exibindo preços, e linkando suas publicações com a página de venda do seu e-commerce. Ou seja: é impossível realizar a transação de venda dentro do Instagram… O que é permitido é levar o cliente para sua página de vendas, da sua loja virtual, que obrigatoriamente você deve ter.

O que o Instagram libera para os perfis aprovados por ele, é a exibição da sacolinha na publicação, com etiquetas de preços, e o encaminhamento para o site caso o cliente realmente deseje comprar, sem ter que pagar um anúncio para isto.

Porém, ter uma página de loja virtual não é suficiente para que você tenha seu perfil autorizado para o uso da “loja”. Existem outros requisitos, e estaremos falando sobre eles nas próximas publicações…

Quer vender pelo Insta?

Comece desenvolvendo um e-commerce.
Mas antes, informe-se bem sobre plataformas, servidores, gateways, hospedagem, domínio, manutenção, para tomar decisões mais assertivas.
Outro passo importante, após o desenvolvimento do e-commerce, é ajustar seus processos para atender a demanda de uma loja virtual. A regra mais importante no e-commerce é sempre entregar o produto vendido! Você precisa garantir que vai ter estoque para entregar. E, para isto, precisa ter gestão do estoque e uma logística bem definida. A experiência de compra na internet é precedida pela ansiedade da chegada do produto.  Quando o fornecedor informa que não poderá, por qualquer motivo, realizar a entrega, esta sensação transforma-se em frustração. Dados dizem que um cliente frustrado por uma entrega não realizada provavelmente nunca mais comprará naquela loja. Por isto, garantir a entrega pós-venda precisa ser uma preocupação da administração. Uma das formas de garantir a entrega é separar o estoque que será disponibilizado no e-commerce.  Outra, é trabalhar com a emissão de pedidos, que precisam ser confirmados pela loja antes do cliente realizar o pagamento, mas a inclusão de mais uma etapa pode tornar o processo lento e fazer com que o cliente desista de comprar. Este método é mais aconselhável para vendas no atacado.

Em nosso perfil no Instagram (@lampiaodigital), você também encontra diversas publicações que falam sobre estes temas.

Nos próximos artigos estaremos abordando mais sobre as necessidades para um e-commerce. Pois conhecimento só é conhecimento se for compartilhado, e nós estamos aqui para compartilhar o nosso com você…