fbpx

COMO A CHEGADA DO 5G PODE IMPACTAR SEUS NEGÓCIOS?

5G no Brasil: saiba o que esperar da tecnologia após o leilão de frequências

Antes de mais nada acredito que seja preciso entender o que veio antes do 5G. Em linhas gerais, a primeira geração da tecnologia móvel (1G) era dedicada a voz. A capacidade de usar um telefone em um carro ou em qualquer outro lugar.

Depois com a chegada do 2G se introduziu uma nova camada de mensagens curtas, algumas das quais ainda se pode ver nos recursos atuais de mensagens de texto. Com a chegada do 3G, a tecnologia forneceu as velocidades de rede essenciais para os smartphones, e o uso da internet. Já o 4G, com suas taxas de transferência de dados impressionantes, deu origem a muitos dos dispositivos e serviços conectados nos quais confiamos e desfrutamos hoje em dia.

Uma discussão em torno da tecnologia 5G é realmente uma discussão em torno da entrega de tecnologias que mudam cada vez mais a vida através de redes de próxima geração. Até aqui você conseguiu entender um pouco do que é e o que veio antes do 5G.

O que as empresas ganham com o 5G?

As empresas ganham velocidade de internet mais rápidas, maior tráfego e integração de tecnologia.

Com isto, devem surgir mais Dispositivos inteligentes de loT:  espera-se que o numero de dispositivos de internet das coisas (Internet of things- loT) aumente com o lançamento de velocidades 5G. Sendo assim, as empresas com foco em loT podem esperar que essa rede potencialize suas capacidades.

Espera-se, também. A evolução dos sistemas de diagnósticos de infraestrutura, fornecendo melhores insights de dados, passando assim pela redução da vulnerabilidade dos dispositivos.

Em resumo, as conexões as 5G receberão grandes quantidades de dados, e esse volume excepcional deve ajudar as empresas a potencializar sua gestão orientada a dados. Elas poderão entender melhor suas necessidades de infraestrutura, padrões de consumo de clientes, entre muitas outras vantagens competitivas.

A seguir podemos listar alguns segmentos que já sentiram as mudanças.

  • Telefonia
  • Saúde
  • Educação
  • Governo
  • Agricultura
  • Manufatura
  • Transporte

Operadoras começam a testar 5G no Brasil
Operadoras começam a testar 5G no Brasil: Olhar Digital

Telefonia

Com videoconferências e outros recursos de áudio e vídeo, cada vez mais estáveis e profissionais, será possível as companhias do mundo todo implementarem o trabalho remoto ou home office, aumentando também as possibilidades de relacionamento com clientes e parceiros.

Saúde

Já a área da saúde deve ser uma das áreas mais impactadas pela chegada do 5G. Isso se aplicará a processos como telemedicina, atendimentos emergenciais a longa distância e reuniões entre especialistas para a discussão de casos, por exemplo.

Os benefícios envolvem o aumento da velocidade de diagnósticos, a possibilidade para a abertura de centrais de atendimento remoto em regiões desfavorecidas, a criação de aplicativos para médicos e pacientes, entre outros.

Quando a internet 5G vai chegar ao Brasil?
Fonte: mymob.com.br

Educação

No setor da educação, esta tecnologia 5G poderá promover uma serie de diferenciais. Entre eles estão o aumento das videoconferências para aulas remotas, as quais serão mais confiáveis e seguras, a ampliação do ensino em regiões onde escolas, universidades e cursos são muito escassos.

Governo

A tecnologia 5G beneficiará ate os governos e órgãos públicos. Na área da segurança por exemplo, as prefeituras poderão investir em câmeras de monitoramento mais eficientes e baratas do que as atuais.

Já com relação a infraestrutura, será possível gerenciar diversas atividades, com mais rapidez e assertividade, como é o caso das companhias de energia elétrica, detectar falhas no fornecimento de energia ou rastrear o uso de recursos remotamente.

Agricultura

Com o estabelecimento da quinta geração de dados, o setor de agronegócio obterá um aumento considerável na estabilidade e velocidade de conexão. Tudo isso refletira em mais produtividade e lucratividade.

Na pratica, a agricultura obterá vantagens no entendimento do solo e controle do crescimento de plantas, acesso a dados em tempo real, implantação de estruturas de controle com loT e redução de custos operacionais.

Manufatura

Além de uma conexão mais rápida e com menos latência com a relação ao 4G, a quinta geração de dados irá favorecer as industrias a partir da multiconexão entre pessoas, equipamentos e aplicações, com focos principais em expandir os dispositivos de loT.

Internet das Coisas e 5G / Fonte: ComputerWorld

Transporte

O setor de transporte passará por uma verdadeira revolução com a tecnologia 5G. Entre os avanços estão a otimização dos processos logísticos, como rastreamento de frotas, bem como inovações de loT que trarão atualizações em tempo real. Além disso, veículos autônomos que transportarão passageiros sem a necessidade de motorista também poderão ser vistos.

Todos estes segmentos são apenas alguns dos beneficiados pelo 5G em pouco tempo. Aqui no Brasil, o recurso deve chegar em 2022. Mas as empresas já devem começar a planejar as inovações que poderão ser feitas, de forma a otimizarem os resultados ao longo dos próximos anos.

E você, já pensou em como seu negócio pode usufruir e crescer com esta nova tecnologia?

Open chat